Lucas Amorelli (Diário)
Depois de 21 meses de trânsito bloqueado, a rua lateral ao viaduto que está sendo construído na ERS-509, a Faixa Velha de Camobi, foi liberada no entroncamento com a Avenida Osvaldo Cruz. Os motoristas que trafegam no sentido bairro-Centro não precisam mais utilizar o desvio que passava pela avenida. A decisão ocorreu dias após alguns motoristas serem multados no local por estarem utilizando a rua lateral sem a liberação oficial do trecho pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
No entanto, um acordo firmado entre a construtora responsável pela obra das rampas que dão acesso ao viaduto, a construtora Della Pasqua, e a fiscalização do Daer liberou o trânsito no local. A construção do viaduto, que começou em junho de 2016, ainda não tem previsão para ser concluída. As obras no local estão paradas desde o dia 4 de outubro.
Transporte público
Apesar da liberação, as linhas e itinerários de transporte público de passageiros ainda não sofreram alterações, já que nem a prefeitura e nem o Sistema Integrado Municipal (SIM SM) foram notificados oficialmente sobre a mudança do trânsito no local.
- As medidas de alteração só serão tomadas após esse comunicado. Por enquanto, os veículos de transporte público seguem utilizando o desvio pela Avenida Osvaldo Cruz - afirma Régis Rath, fiscal de transporte público da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Como a pista da rua lateral ao viaduto é simples e não tem acostamento, o trecho não permite a colocação de paradas de ônibus. Por isso, as alterações e instalações de novos pontos ainda devem ser avaliados pela prefeitura e Consórcio SIM.
Travessia Urbana
Os bloqueios temporários previstos para essa semana na Rua Duque de Caxias, no entroncamento com as BRs 158 e 287, seguem acontecendo. Na tarde de ontem, no entanto, o fluxo de veículos no local seguia normal, sem nenhuma interrupção. Isso porque o trânsito só é bloqueado durante os períodos de içamento das pré-lajes do viaduto.